<
>

'Fantasma' e 'freguesia' ameaçando Real e a 'lei do ex' para Guardiola: 5 histórias das quartas da Champions

Troféu da Champions League Getty Images

A Uefa Champions League segue em reta final. Nesta sexta-feira (17), foram definidos os confrontos das quartas de final, fase esta que terá clássicos históricos como Napoli x Milan, além de confrontos eletrizantes como Real Madrid x Chelsea, Manchester City e Bayern de Munique, e Inter de Milão x Benfica.

Recheada de grandes partidas e momentos marcantes, a Champions League conta, principalmente, com histórias sublimes, que marcaram a memória dos torcedores espalhados pelo Velho Continente. Confira abaixo cinco fatos que marcam as quartas de final da principal competição de clubes da Europa.

Real Madrid freguês?!

Real Madrid e Chelsea foram sorteados para se enfrentar na Champions pela terceira temporada seguida. Cada um levou a melhor em um duelo nos últimos anos, mas a história, por incrível que pareça, é favorável aos ingleses: em sete duelos no total em mata-matas, os Blues venceram 4, empataram 2 e só perderam 1. Além dos duelos mais recentes, Chelsea e Real duelaram na Supercopa da Uefa de 1998 e Copa dos Campeões da Uefa de 1970/71 - os ingleses levaram as duas. Considerando todas as equipes que tem uma história de ao menos cinco jogos com o Real na Europa, o Chelsea é quem tem o menor percentual de derrotas (14%).

'Fantasma' para o campeão

O Real Madrid é o atual campeão da Champions, e as quartas de final são uma fase crítica para quem defende o título. Foi nessa etapa que os últimos dois vencedores foram eliminados e também nela que a maioria dos campeões caíram na história: oito vezes - a fase seguinte é a semi, com 7. Só dois atuais detentores do título voltaram a ficar com a taça na temporada seguinte.

Guardiola e a 'lei do ex'

- Pep Guardiola ainda não enfrentou o Bayern de Munique, seu ex-clube, no Manchester City. Quando enfrentou suas ex-equipes na Champions, ele conseguiu duas vitórias e duas derrotas - todas foram contra o Barcelona. O Bayern dirigido pelo espanhol foi eliminado nas semifinais de 2014/15 com 5 a 3 no agregado e, pelo City, ele enfrentou o Barça duas vezes na fase de grupos.

Brasileiro herói de título

É o terceiro encontro em competições europeias entre Benfica e Internazionale de Milão. Os italianos nunca perderam, com duas vitórias e um empate. O principal duelo foi a final da Copa da Europa de 1965, na qual os nerazzuri venceram por 1 a 0 em San Siro. O autor do gol? Um brasileiro, Jair da Costa, que contou com um frango inacreditável de Costa Pereira no fim da primeira etapa - para piorar a noite do goleiro, ele ainda se lesionou e precisou ser substituído no segundo tempo.

Duelo inédito

No único encontro entre equipes do mesmo país das quartas de final, Milan e Napoli nunca se encontraram em competições da Uefa. Os rubro-negros, claro, tem mais história na Champions, com sete títulos europeus, mas, nos últimos anos, no cenário italiano, os napolitanos têm ampla vantagem no confronto direto: nos últimos 20 jogos, são 11 vitórias do Napoli, cinco empates e só quatro triunfos do Milan